domingo, novembro 12, 2006

Processo de Bolonha em Espanha

Ainda sobre Bolonha, não resisto a referir o documento de trabalho, publicado em Setembro de 2006, pelo Ministério de Educação e Ciência espanhol, intitulado: “La Organización de las Enseñanzas Universitarias en España”.

Este documento apresenta um mapa do caminho a seguir em termos da implementação do Processo de Bolonha em Espanha. São gritantes as diferenças relativamente a Portugal, a começar pela pressa. Ou falta dela, no caso espanhol. Assim, o objectivo em Espanha é ter o processo a funcionar no ano lectivo 2008/2009. Para tal estabelecem uma calendarização para as diversas etapas. Não resisto a apresentá-la aqui:

Depois há diferenças de fundo: foram feitos estudos sectoriais há já algum tempo, que culminaram numa série de “libros blancos” por disciplina. Embora ainda existam coisas a discutir, como se pode ver da calendarização, as opções essenciais já foram estudadas e toda a informação relevante está compilada e disponível.

Um resultado já: os espanhóis optam por licenciaturas (primeiros ciclos) de 4 anos. Aliás, começo a pensar que talvez não seja má opção. Afinal, é a seguida em muitos países, nomeadamente nos EUA, Canadá e em boa parte do Reino Unido.

O 3+2 não é a regra, nem tem de ser.

Além disso, os espanhóis parecem cientes de que este processo comporta mudanças essencialmente ao nível do modo como o ensino é conduzido. Prova disso é o documento "Propuestas para la Renovación de las Metodologías Educativas", publicado pelo Consejo de Coordinación Universitaria, que pode ser obtido em PDF aqui.

4 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Penso que será importante enviar este calendário para a Excelentíssima (se é que me faço entender). Pode ser que assim aprenda com os nuestros hermanos.
beijo. Cátia

5:33 da tarde  
Blogger Xosé Manuel Carreira disse...

Não estou tão confiante em que o processo de Bolonha esteja a correr bem na Espanha.

7:50 da tarde  
Blogger J.P. Cravino disse...

Com este post não pretendia dizer que o Processo de Bolonha está a correr bem em Espanha.

Pretendia apenas chamar a atenção para a discussão e planeamento que parece estar a decorrer. E para o tempo. O principal problema em Portugal é a pressa, levando a que a implementação do Processo de Bolonha seja superficial, sem mudanças profundas, nomeadamente ao nível do paradigma de ensino.

3:17 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

A informação que prestou de que a Licenciatura em Espanha é de 4 anos, parece-me não estar correcta. Como poderá consultar, na página de qualquer universidade espanhola, a licenciatura pelo Processo de Bolonha, corresponde em Portugal ao mestrado integrado (p.ex.: Licenciatura em Psicologia - consultar site da universidade de Santiago de Compostela www.usc.es). Tem 1º ciclo com 3 anos (180 créditos) e um 2º ciclo de dois anos (120 créditos), sendo o total de 300 créditos. Se consultar, p.ex., o site da Universidade do Minho,no curso de Psicologia com Mestrado Integrado, verificará que o mesmo tem precisamente 300 créditos.Há uma correspondência em termos de anos e créditos, diferenciando-se apenas na designação do grau (Licenciatura em Espanha e Mestrado Integrado em Portugal).

6:05 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial