sábado, dezembro 09, 2006

Melhor fundo de pensões em Portugal

Para variar uma questão diferente: qual é o melhor fundo de pensões português?

Julgo que ninguém acerta esta. A resposta, relativa a 2005, é o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS)!

A notícia, que só consegui localizar no Jornal de Negócios, revela os seguintes detalhes:

O Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) foi eleito o melhor fundo de pensões português. O galardão foi atribuído pelo IPE - Investments & Pensions Europe, que desde 2001 premeia anualmente os melhores da indústria europeia de fundos de investimento. O fundo do Estado sucede assim ao BPI Pensões, vencedor da edição do ano passado.

Gerido pelo Instituto de Gestão de Fundos de Capitalização da Segurança Social (IGFCSS), o FEFSS é actualmente o maior fundo de pensões português, com cerca de 6,56 mil milhões de euros em activos sob gestão. Desde o início do ano, a sua carteira de investimentos já cresceu 5,81% face aos 6,2 mil milhões de euros registados no final de 2005. Também em retorno, o fundo do Estado bate algumas das previsões para o mercado português.


Em 2006, regista uma rendibilidade nominal de 5,2%, enquanto as estimativas da Mercer Investment Consulting para os fundos de pensões nacionais apontam para uma rendibilidade média de 4,8%. Já a Watson Wyatt prevê, para o mesmo período, uma rendibilidade média de 7,4%. No ano passado, o FEFSS obteve uma rentabilidade nominal de 6,76% e real de 4,44%.

Como sou muito desconfiado, fui verificar e confirmei o prémio conferido pelo IPE - Investments & Pensions Europe.

Infelizmente, não é possível comprar participações adicionais neste fundo com tão boa performance, que nem cobra comissões de subscrição e de resgate e que tem um custo de gestão também muito baixo, quando comparado com os seus congéneres privados. Lá se vão as virtudes da gestão privada!

Um debate infectado de desinformação é o da Segurança Social e, em particular, das pensões geridas pelo estado. Aliás, o facto da restante imprensa, mesmo a da especialidade, apenas referir as previsões de rentabilidade média, sem mencionar o prémio é indicadora do desconforto que este gerou.

Voltarei a este assunto.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial