domingo, março 02, 2008

The Lisbon MBA

O MCTES apresentou com pompa e circunstância mais um resultado do acordo com o MIT, o The Lisbon MBA.

De acordo com os documentos que consultei (ver links acima) o programa vai custar 9 milhões de euros aos parceiros privados e até mais 4,5 milhões de euros de dinheiro público (via FCT). Ou seja, 13,5 milhões de euros em 5 anos, para formar cerca de 330 gestores de topo.

Apeteceu-me fazer uma contas: 13.500.000 euros a dividir por 33o, dá 40.909 euros por cada formando. Ou seja, uma vez que o programa é um MBA intensivo de 1 ano, cerca de 3400 euros por mês (fiz a 12 meses, como é intensivo não devem tirar férias...).

É caro, mas talvez valha a pena. O que não percebo é como é que esta formação avançada se enquadra nos objectivos do governo:
O Programa possibilitará ainda reforçar a capacidade de investigação universitária na área da gestão em Portugal, estando particularmente concebido para facilitar o aprofundamento das relações entre o tecido económico, e as empresas em particular, e a comunidade universitária.
Um MBA é uma formação de carácter profissionalizante e não estou a ver como possibilitará ainda reforçar a capacidade de investigação universitária na área da gestão em Portugal!

Não é um mau objectivo. Mas é um projecto extremamente caro. E tentar convencer que contribui para desenvolver a Ciência e a Tecnologia em Portugal é exagerar, porque qualquer contribuição será certamente muito indirecta.

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial