Processo de Bolonha em Espanha
Este documento apresenta um mapa do caminho a seguir em termos da implementação do Processo de Bolonha em Espanha. São gritantes as diferenças relativamente a Portugal, a começar pela pressa. Ou falta dela, no caso espanhol. Assim, o objectivo em Espanha é ter o processo a funcionar no ano lectivo 2008/2009. Para tal estabelecem uma calendarização para as diversas etapas. Não resisto a apresentá-la aqui:
Depois há diferenças de fundo: foram feitos estudos sectoriais há já algum tempo, que culminaram numa série de “libros blancos” por disciplina. Embora ainda existam coisas a discutir, como se pode ver da calendarização, as opções essenciais já foram estudadas e toda a informação relevante está compilada e disponível.
Um resultado já: os espanhóis optam por licenciaturas (primeiros ciclos) de 4 anos. Aliás, começo a pensar que talvez não seja má opção. Afinal, é a seguida em muitos países, nomeadamente nos EUA, Canadá e em boa parte do Reino Unido.
O 3+2 não é a regra, nem tem de ser.
Além disso, os espanhóis parecem cientes de que este processo comporta mudanças essencialmente ao nível do modo como o ensino é conduzido. Prova disso é o documento "Propuestas para la Renovación de las Metodologías Educativas", publicado pelo Consejo de Coordinación Universitaria, que pode ser obtido em PDF aqui.